quinta-feira, 2 de abril de 2015

moamba de galinha na bimby - 10º dia na cozinha

Estava com saudades da minha querida mãe, e só com ela é que eu como estas coisas maravilhosas. Eu sou portuguesa mas tenho descendência angolana e sempre que vou ver a minha mãe peço sempre para fazer uma delicia dessas (eu não sei fazer). Desde que comprei a minha bimby que ando de olho nesta receita, vem no livro base e na chave de receitas, no entanto eu deixo aqui a receita para quem queira conferir.




Ingredientes:
250g de cebola
3 dentes de alho
250g de tomate em pedaços
400g de molho de moamba
1000g galinha ou frango do campo cortado em pedaços pequenos (substitui por frango, mas galinha é bem melhor)
1 c. chá de sal
200g de quiabo (não encontrei)

Funge
300g fubá de mandioca (não encontrei, mas se tiverem alguma loja angola perto de vocês, podem encontrar) fiz com farinha de milho (não gostei do resultado)
600g de água
1 c. chá de sal

Preparação:

Moamba
Coloque no copo a cebola, o alho e o tomate e pique 5seg/vel5.
Adicione a moamba, envolva com a ajuda da espátula e programe 7min/120º/inversa/vel colher
Adicione a galinha e o sal e programe 20min/100cº/inversa/vel colher.
Adicione o quiabo e programe 10min/120cº/inversa/vel colher, coloque o cesto sobre a tampa, em vez do copo medida, para evitar salpicos. Retire e reserve.

Funge
Coloque um recipiente sobre a tampa da Bimby, pese o fubá e reserve.
Coloque no copo a água e o sal e aqueça 8min/100cº/vel 1.
Adicione o fubá reservado e bata 40seg/vel 6. Sirva a moamba de galinha com o funge.

A dica que a bimby dá é de utilizar fubá de mandioca de Angola ou doa Camarões, que se encontra à venda em lojas de produtos africanos.

Eu fiz pirão na bimby em vez de fubá, para quem não sabe o que é, é farinha de milho cozida tipo polenta. A minha não ficou como eu gosto. Estava tudo bem, o pessoal gostou, menos do pirão, no entanto não dispenso a moamba da minha mãe ou mesmo feijão de óleo de palma, um dia arrisco a fazer.

Espero que tenham gostado do prato de hoje, comentem se já fizeram se gostam, quais os vossos truques de cozinha, quero saber tudo.
Não se esqueçam de fazer gosto na página do face para estarem sempre a par de tudo




Obrigada por passarem por aqui
Voltem sempre


Nenhum comentário:

Postar um comentário